Formação

Escola Lacaniana de Psicanálise – Brasília é uma instituição de transmissão da Psicanálise voltado para o ensino e a pesquisa, que reúne psicanalistas, profissionais e estudiosos de outros campos do saber, estudantes de graduação e de Psicanálise. O objetivo da Escola é sustentar um espaço de discurso que mantenha uma relação com o saber, seja este o da Psicanálise , seja de outros campos que dialoguem com as teorias freudiana e lacaniana. A Escola tem como função sustentar e permitir a formação permanente de seus membros, cujo eixo teórico é constituído pela obra de Freud e pelo ensino de Lacan.

A Formação do Psicanalista na Escola Lacaniana de Psicanálise – Brasília consiste:

– Na análise pessoal;

– Nos estudos teóricos em Grupos de Trabalho, Seminários, Cartéis, Sessões Clínicas, Projetos, Espaço Escola, Cursos e Minicursos;

– Na supervisão, para aqueles que queiram clinicar.

É necessário que o pretendente à Formação saiba que esta é permanente e se dá por meio da transmissão de um saber inconsciente. Isto somente é possível se houver uma articulação entre o que se constrói em uma análise e o que se apreende com a transferência de trabalho com os pares da Escola, produzindo em cada um o desejo de saber. Este desejo de saber será o motor da Formação.

Aqueles que pretendem fazer a sua formação na Escola Lacaniana deverão solicitar, por meio de uma carta, remetida à Direção, o seu ingresso como membro. A solicitação será também apreciada por outro membro da Escola e a admissão será decida pelo Diretório.

A Escola Lacaniana de Psicanálise – Brasília confere aos analistas que demonstraram sua prática clínica e seus avanços teóricos uma garantia cujas nomeações foram definidas por Lacan. A nomeação de Analista Membro da Escola (A.M.E.) é conferida pela Secretaria do Passe e da Garantia e a de Analista da Escola (A.E.) é concedida, por um Cartel do Passe, àquele analista que passou pela experiência do Passe, que é o testemunho de sua passagem de analisando à analista.